Sociedade
Enfermeiros preocupados com casos de agressões físicas contra profissionais da saúde
Assinala-se neste domingo, 12, o Dia Internacional do Enfermeiro. O lema escolhido este ano para saudar a data é: “Os nossos enfermeiros. O nosso futuro. O poder económico dos cuidados”.
Entretanto, o acto central aconteceu este sábado na província do Namibe. Na ocasião, a Ordem dos Enfermeiros de Angola, saudou a medida do governo de suspensão de instituições de ensino superiores das Ciências Médicas e da Saúde, para a reorganização curricular.
De acordo com o bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola, Eduardo Caiangula, as instituições devem ter condições para a formação do profissional de enfermagem.
Por sua vez, o secretário provincial da Ordem dos Enfermeiros em Luanda, Afonso Quileba, afirma que os profissionais do sector têm sido discriminados em comparação com outros profissionais da saúde.
Afonso Quileba mostrou-se preocupado, por outro lado, com casos de agressão física, por parte de algumas famílias, contra os profissionais de saúde, e pede maior atenção das autoridades sobre os desafios da classe.
Quileba denuncia ainda que quando não há matérias gastáveis nos hospitais, “os familiares vão por cima dos profissionais”.
Escute os áudios no Jornal da tarde, da Rádio Correio da Kianda, às 13 horas.