Conecte-se agora

Economia

ENDIAMA E SODIAM serão privatizadas

Redação

Publicados

on

- DE BEERS - ENDIAMA E SODIAM serão privatizadas

O sector diamantífero terá modelo de reorganização semelhante ao petrolífero com a privatização das empresas estatais do ramo e a criação de uma autoridade reguladora, revelou hoje o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo.

“Vamos encetar um processo de transformação em que as duas empresas vão deixar de ser concessionárias e serão transformadas em operadoras, sendo que no futuro vamos levar as duas firmas para a bolsa ou, no caso de uma delas, fazeremos uma privatização quase total”, avança o governante, que falava durante a conferência sobre reorganização de petróleo e gás.

Diamantino Azevedo adiantou ainda que o Governo ganhou experiência com a reforma nos petróleos e, por isso, agora vai fazer a reforma do sector mineiro que começou com a nova política de comercialização dos diamantes. “Já temos várias firmas a investirem em projectos no País. Temos vários projectos de prospecção de diamante, ouro, fosfato e rochas ornamentais”, conclui.

A Empresa Nacional de Prospecção, Exploração, Lapidação e Comercialização de Diamantes de Angola (ENDIAMA E.P.) foi fundada pelo Estado a 15 de Janeiro de 1981 como concessionária nacional dos direitos de mineração de diamantes.

Já a SODIAM (Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola) é uma empresa de compra e venda de diamantes de produção nacional, na qualidade de “Canal Único de Comercialização”.

Fonte: Mercado

Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (9)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (203)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (8)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (11)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (12)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (48)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD