Connect with us

Economia

Lunda Norte: Endiama anuncia exploração de diamantes na mina de Luachimba

Published

on

A Empresa Nacional de Diamantes (Endiama) vai começar a explorar diamantes, em breve na mina do Luachimba, na província da Lunda Norte, constituindo-se, neste momento, no maior desafio da instituição, revelou esta quarta-feira, 22, o director de Geologia da Endiama, Rogério Guimarães.

O responsável informou que os trabalhos que estão a ser desenvolvidos no projecto Luachimba encontram-se numa fase avançada e que já foi identificada a existência do minério na sua concessão.

Rogério Guimarães avança que, nos próximos tempos, a ENDIAMA poderá processar as primeiras pedras de diamantes na referida mina.

“Neste momento, temos dois projectos próprios em curso- o Luachimba e o Xamacanda-, que são os maiores desafios. Arrancamos com os trabalhos no projecto Xamacanda, em Janeiro deste ano, dando início ao levantamento do campo de vida e temos lá a equipa a trabalhar. Quanto ao Luachimba, está numa fase mais avançada. Já identificamos a existência do minério, estamos no bom caminho e esperamos começar a testar e processar ainda este ano”, disse.

Segundo o geólogo, o volume de quilates a ser processado na fase de produção piloto do Luachimba está dependente do estudo que será feito depois da entrada em funcionamento da sua planta de tratamento.

Os projectos Luachimba e Xamacanda, situados na Lunda Norte, nos municípios de Lucapa e Cuango, respectivamente, são detidos cem por cento pela ENDIAMA.

Colunistas