Mundo
Encontro entre Trump e Putin irá decorrer na Arábia Saudita
O presidente norte-americano Donald Trump revelou esta quarta-feira, 11, que o encontro com o homólogo russo Vladimir Putin decorrerá na Arábia Saudita, pouco depois do telefonema entre ambos, onde concordaram em arrancar imediatamente com negociações para terminar com a guerra na Ucrânia.
Sem adiantar uma data, Trump disse aos jornalistas na Sala Oval que, embora vá manter contacto com Putin principalmente por telefone, planeiam encontrar-se pessoalmente, sendo que o primeiro encontro terá “provavelmente lugar na Arábia Saudita.
“Eu e Putin conhecemos o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e que o seu reino poderá, portanto ser um óptimo lugar”, enfatizou.
Donald Trump garantiu também que vê “num futuro não tão distante” um cessar-fogo na Ucrânia.
O republicano considerou ainda que a adesão à NATO por parte da Ucrânia, um desejo de Kyiv, “não é realista”, contradizendo a postura de apoio que a anterior administração de Joe Biden (democrata 2021-2025) demonstrou em relação a Kyiv.
Ainda em declarações aos jornalistas na Casa Branca, Trump sublinhou que “terá de haver eleições em algum momento” na Ucrânia.