Connect with us

Politica

“Enchente nos balcões do BUAP pode colocar em risco cidadãos”, considera secretário do PRS no Huambo

Published

on

A informação foi avançada recentemente em conferência de imprensa pelo secretário provincial do PRS no Huambo, António Soliya Selende Lumumba, considerando que as enchentes nos balcões do BUAP para tratar os cartões de munícipes podem afastar os cidadãos a aderirem ao processo do registo eleitoral oficioso.

Na ocasião, o responsável do PRS disse que se nas eleições passadas houve dispersão de votos, no seu entender, “os cidadãos foram dispersos propositalmente pelo MAT”. Para o dirigente partidário, o aglomerado de cidadãos que se verifica nas administrações para tratar os cartões de munícipes, pode facilitar na desistência dos mesmos, e consecutivamente excluí-los no direito de participarem ao Voto em 2022.

Por outro lado, essa exclusão pode vir ser através da exigência do B.I para tratamento dos mesmos cartões, porque, segundo ele, a maioria dos cidadãos no interior não possuem um Bilhete de Identidade.

Soliya Selende Lumumba revelou que no Huambo, as pessoas passam dois ou três dias nos postos de atendimentos do BUAP para conseguirem registar-se, mas infelizmente, não conseguem um cartão de munícipes até para aqueles que têm B.I.

O politico do PRS defende que para terminar com as tais enchente a sim necessidades de aumento de mais postos de atendimentos e com grande ênfase o surgimento de postos moves que facilita a ir ao encontro dos cidadãos nas zonas mais longínquas, só assim poderá minimizar as enchentes nos postos fixos.

“Tem de haver grupo de postos moveis que vão encontro das pessoas para actualizarem, em locais como praças, nas aldeias e nas igrejas”.