Sociedade
ENBI prolonga coabitação do uso de dinheiro com passe Giramais
Por razões de ordem técnica, a Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) decidiu prolongar o período de coabitação de formas de pagamento com dinheiro vivo e por cartões giramais, nos transportes públicos nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela, Huambo, Malanje e Cabinda.
“Por razões técnicas, derivado do elevado número de utentes que tem acorrido, nas últimas horas, aos postos de atendimento da ENBI para procederem com o levantamento e carregamento dos passes Giramais, entendemos ser necessário, prolongar a coabitação entre o pagamento da tarifa no autocarro com o passe Giramais e o pagamento com dinheiro físico”, justifica o documento enviado esta quarta-feira ao Correio da Kianda.
Esta medida, acrescenta ainda o documento, visa garantir uma transição mais segura e com menor constrangimento possível para os cidadãos que aderiram em massa ao processo de modernização e digitalização dos serviços públicos de transporte urbano colectivo de passageiros.
São mais de 360 mil adesões que aquela empresa registou entre os meses de Novembro e Dezembro de 2024, tendo o último mês de Dezembro registado mais de 250 mil adesões.
“Assim, recomendamos a todos os utentes que ainda não adquiriram ou carregaram o seu Passe Giramais que o façam o quanto antes”, refere.
A Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) é uma empresa de domínio público tutelada pelo Ministério dos Transportes e Logística, com a missão de conduzir o processo de modernização e digitalização do sistema de transporte público colectivo urbano de passageiros, através da implementação e gestão do Sistema Nacional de Bilhética Integrada (SNBI), actualmente presente nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela, Huambo, Malanje e Cabinda, bem como, da emissão e gestão dos títulos de transportes públicos intermodais (autocarros, comboios e barcos) integrados no SNBI.