Economia
“Empresas que importam trigo deveriam envolver-se na produção”, defende economista
O economista José Ambrósio entende que Angola tem condições para produzir os produtos que o país importa, e defende a selecção dos grandes importadores de trigo, para lhes conceder terrenos com vista produzir os cereais em Angola.
O especialista fala em dicotomia nas políticas do Executivo ao atribuir elevadas somas de dinheiro a algumas pessoas para importar trigo, ao invés de investir na produção.
“Angola tem condições naturais para produção de trigo. Sucede, porém, que há uma dicotomia entre aquilo que é a política do Governo e a prática. O Governo refere que é importante incentivar a produção do trigo, mas, ao mesmo tempo, concede somas avultadas para a importação desse produto que podia ser direccionada aos produtores. O Governo deveria seleccionar os grandes importadores de trigo, empresas que se beneficiaram, e a essas empresas devia dar terrenos para que elas mesmas possam produzir trigo em Angola”, indicou.
O académico disse, por outro lado, que o apelo das autoridades aos camponeses para intensificar a produção de trigo, quando estes não têm capacidade financeira não tem efectividade, por isso defende que as empresas que importam o trigo poderiam envolver-se na produção, ao contrário, considera de falácia.
“Os importadores, fruto dos benefícios que foram tendo ao longo dos anos, essas empresas têm capital acumulado suscetível de fazer investimento no sector agrícola. O Governo devia fazer uma regra para que essas empresas invistam parte dos valores em produção local. Angola é beneficiada pela natureza. Temos capacidade de produzir alimentos, vincou.
José Ambrósio é de opinião que se o Governo apostar seriamente na produção, poderá poupar muito dinheiro, e acabar com a fome. Para ele, até a classe média está a enfrentar dificuldades.
“Se tivermos um Governo que esteja apostado seriamente, com certeza que Angola teia poupado muito dinheiro para resolver a questão da fome que hoje está em quase todos os lados”, disse.
O Presidente da República chegou ao meio tarde desta quarta-feira, 10, a cidade do Cuito, província do Bié, no quadro de uma visita de trabalho de dois dias.
A visita de João Lourenço no coração do país terá como ponto mais alto o testemunho do arranque da colheita de trigo na presente temporada.