Sociedade
Empresas no Uíge com dívidas de 500 milhões de kwanzas ao INSS
Foi detectado na província do Uíge uma dívida de 500 milhões de kwanzas de empresas que furtam-se em depositar o dinheiro das contribuições dos seus trabalhadores ao INSS.
Segundo o chefe de secção de segurança social e inspecção nas terras do bago vermelho, Jorge Moco, que avançou o montante da dívida, se a dívida for maior, a empresa pode observar um acordo, que de forma parcelada, pode pagar, enquanto que, “as que têm já o dinheiro disponível podem pagar de uma vez” destacando preocupação com boa parte das empresas privadas locais, com dívidas ao INSS, mas que actualmente, encontram-se fechadas.
Ainda sobre as empresas que não depositam o dinheiro das contribuições dos seus trabalhadores ao INSS, conforme noticiado pelo Correio da Kianda, a Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, considerou nesta quarta-feira, 13, em Luanda, durante o acto de lançamento do Projecto “Expansão da Segurança Social” como sendo criminoso e de burla, referindo-se as entidades empregadoras, que descontam os seus trabalhadores, mas que não efectuam o registo dos mesmos, no Instituto Nacional de Segurança Social.
Segundo a governante, o Governo tem intensificado esforços para a melhoria da proteção social obrigatória, bem como da inclusão daqueles que se encontram em situações mais carenciados, com a implementação de regime jurídico que os possa acolher.
Ressaltou Teresa Rodrigues Dias, no seu discurso, que o desafio, passa pela monitorização dos empregadores, que descontam nos ordenados dos seus funcionários , mas que não os registam no Instituto Nacional de Segurança Social.