Connect with us

Sociedade

Empresas do Cunene devem mais de 500 milhões de kwanzas à Segurança Social

Published

on

Mais de 500 milhões de kwanzas é o valor que as empresas públicas e privadas do Cunene devem ao INSS, desde 2014. No total são 948 incumpridoras com o pagamento da Segurança Social.

Os dados foram avançados esta terça-feira, 19, em Ondjiva, pelo administrador para Segurança Social, Samuel Mulaza, durante o seminário sobre o Processo de Execução das Dividas a Protecção Social Obrigatório.

O evento teve como objectivo persuadir as entidades contributivas a cumprir com as suas responsabilidades como empregadores.

Segundo Samuel Mulaza pretende-se, igualmente, disseminar as boas práticas que permitem melhorar substancialmente os níveis do pagamento da dívida à protecção social obrigatória

Por sua vez, o chefe dos serviços provinciais do INSS a nível da província do Cunene, Luís Salvador, falou do quadro preocupante que a província apresenta em termos de dívidas com a segurança social.

Luís Salvador apontou o sector privado como o maior devedor, “que não cumpre com a Protecção Social Obrigatória”.

A província do Cunene tem cadastrado no sistema de segurança social mais de três mil empresas e mais de dois mil pensionistas que recebem de forma regular as pensões no INSS.