Connect with us

Mercados

Empresários polacos interessados em investir em Angola

Published

on

Uma delegação de empresários provenientes da Polónia manifestou nesta segunda-feira, 15 de Agosto, a intenção de investir no mercado angolano, nos sectores do agronegócio, inovação tecnológica, produção de alimentos e maquinaria de apoio ao sector primário.

A intenção foi manifestada durante a audiência que concedida pelo ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, aqui em Luanda.
O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, garantiu, durante a audiência, que Angola tem muito interesse no desenvolvimento das suas capacidades no sector da agricultura e na indústria de apoio a agricultura.

O governante disse que o mercado angolano pelo está totalmente aberto, através do seu departamento ministerial, aberto a conceder todo o suporte institucional à iniciativa de investidores que encontrem no país um destino preferencial para aplicar os seus investimentos.

Victor Fernandes informou a classe empresarial polaca sobre a criação pelo Executivo angolano do Plano Nacional de Fomento da Produção de Grãos, através do qual serão disponibilizados dois milhões de hectares de terra, para que empresários do sector agrícola de todo o mundo, incluindo os polacos, invistam na produção em larga escala de produtos como o arroz, o milho, a soja e trigo a nível local.

Segundo o ministro, o objectivo deste Plano é tornar Angola num grande produtor de Grãos nos próximos anos e desenvolver não só a produção agrícola, como toda a cadeia de valor de produção industrial, para que o país tenha fábricas que vão produzir ração animal e transformar o milho em outros produtos para atender o mercado interno e também para a exportação.

Sublinhou que o mercado angolano pode ser estratégico na expansão dos negócios de empresas polacas no continente africano e destacou o papel concedido pela classe empresarial polaca ao longo do processo de consolidação e desenvolvimento do país.

Por sua vez, o empresário Romuald Luckzak, que actua no sector da agricultura, disse que o modelo de produção agrícola da Polónia, facilmente se adapta a Angola, por isso, pretende implementar toda a sua experiência neste segmento, tendo em conta as potencialidades que o país apresenta, no sentido de ajudar Angola a alcançar a autossuficiência alimentar e aumentar os níveis de exportação dos seus produtos.

O sector industrial polaco contribui 27,7% no PIB2 based nos sectores da fabricação de máquinas, telecomunicações, transporte, construção civil, processamento industrial de alimentos e as tecnologias de informação.

A agriculta também é dos pilares da economia da Polónia, onde 60% da área total do país é ocupada por fazendas e tem uma contribuição de 2,5% no PIB1. Actualmente, a economia polaca é autossuficiente em termos de suprimentos de alimentos.