Economia
Empresários de Benguela acusados de não pagar crédito do BDA
Alguns empresários da província de Benguela estão a furtar-se de pagar o crédito que receberam do Banco de Desenvolvimento de Angola depois de passar os 15 meses do período de carência.
A acusação é do director do Gabinete provincial de Desenvolvimento Económico integrado de Benguela, Samuel Malezi, que disse que os empresários que receberam financiamento do BDA estão em incumprimento para com as suas obrigações junto daquela instituição financeira, facto que considera preocupante.
“Maior parte deles já venceram os 15 meses de carência. Alguns o incumprimento existe, por esta razão é que nesta altura há uma acção de monitoria que está a ser levada a cabo pelo gabinete, o INAPEM e o próprio BDA local”, disse.
O responsável exorta os empresários que beneficiaram de crédito em várias instituições bancárias, no âmbito do aviso 10 do BNA, no sentido de honrarem com as obrigações contratuais.
Sublinhou que os maiores devedores do crédito são os operadores de comércio e distribuição, bem como os dos Transportes.
Estes últimos, avançou Samuel Malezi, recordou que além do valor global, têm ainda que desembolsar 200 mil Kwanzas mensalmente.
Quando questionados, segundo o responsável, alguns alegaram “desatenção, dificuldades na implementação, outros por causa do ambiente económico que estamos a viver”.
Por esta razão o gabinete provincial de Desenvolvimento Económico Integrado recomendou a “articulação entre o financiador e os beneficiários do crédito”.