Bastidores
Empresário Angolano detido por burla aos moradores do Jardim do Éden
O empresário angolano José Ferreira Ramos, foi detido nas primeiras horas de hoje, terça-feira, após interrogatório pela DNIAP que decidiu aplicar a medida de coação de prisão preventiva por existir fortes indícios de ter cometido os crimes de burla por defraudação e abuso de confiança.
Conduzido para o estabelecimento prisional de Viana, em Luanda, José Ferreira Ramos, é acusações de crimes de burla por defraudação e abuso de confiança que têm sido investigados nos últimos meses pelos Serviços de Investigação Criminal.
O Correio da Kianda sabe que para além do Jardim do Éden, onde deixou muitas famílias angolanas sem lar, Ferreira Ramos, também defraudou a Caixa das FAA em mais de 200 milhões de dólares.
O Correio da Kianda sabe, por outro lado, que o processo-crime é resultado de varias denuncias dos ofendidos, que nos últimos dia recorreram ao Presidente da República, João Lourenço, através de uma missiva, que chegou a nossa redação.
O condomínio Jardim do Éden, perdeu “pujança” a partir de 2010, deixando 169 clientes com o sonho da casa própria “suspenso no papel” e uma quase interminável batalha judicial.
A briga na justiça já leva nove anos, marcados por impaciência e revolta de quem investiu as poupanças de uma vida para conhecer o conforto, mas viu o “azar” bater-lhe à porta.
São anos de luta, espera, fé, indagações, temores, incertezas, lamentos, choros (…), que já resultaram em crises profundas de saúde em alguns clientes com esperanças moribundas.
O litígio já leva tempo, mas nunca conheceu solução. As vítimas clamam por justiça.
Segundo a fonte que temos vindo a citar, José Ferreira Ramos, é esposo da cidadã angolana diagnosticada com gripe A (H1N1), que morreu numa das unidades sanitárias de Luanda, nos últimos dias.
De 50 anos de idade, José Ferreira Ramos, foi nomeado em 2013 para o cargo de Embaixador do Arab Business Club, para Angola e S. Tomé e Angola, uma associação de empresários que se destacam no mundo dos negócios.