Connect with us

Economia

Aeroportos nacionais podem conhecer nova dinámica de gestão

Published

on

Os 16 aeroportos do país deverão conhecer uma nova dinámica na gestão dos seus serviços e recursos, com a entrada, em breve, de uma empresa da Singapura que vai prestar assistência técnica à Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA S.A).

Foi assinado, nesta semana, um acordo de parceria, em Singapura, através do qual se pretende melhorar o desempenho dos 16 aeroportos do país.

O acordo foi assinado pelo Presidente da Comissão Executiva da Sociedade Gestora de Aeroportos S.A. (SGA, S.A.), Manuel Gomes, e pelo Presidente da Comissão Executiva da Changi Airports International (CAI), Eugene Gan, e tem a duração de dois anos.

Com a parceria assinada prevê-se que as duas partes trabalhem numa estratégia de longo prazo para maximizar o potencial de tráfego e a rentabilidade de 16 aeroportos sob gestão da SGA, S.A.

Na qualidade de consultor aeroportuário de referência, a CAI fica assim com a responsabilidade de emprestar a sua experiência em desenvolvimento de tráfego com vista a potencializar o tráfego aéreo aos aeroportos nacionais. Os planos incluem programas específicos de envolvimento das companhias aéreas para aumentar a conectividade aérea doméstica e regional, bem como campanhas de marketing para atrair o tráfego de passageiros.

Outra obrigatoriedade da CAI é a melhoria das ofertas não aeronáuticas e o desempenho operacional dos aeroportos, incluindo o serviço ao cliente, a fim de melhorar a experiência aeroportuária global. O acordo contempla igualmente a revisão das instalações aeroportuárias existentes e do respectivo regime de manutenção.

Com vista à melhoria contínua do desempenho financeiro da SGA será igualmente desenhada, em conjunto, uma nova estratégia empresarial. Esta estratégia inclui o desenvolvimento de capital humano a longo prazo e uma estratégia de formação para ajudar a melhorar a produtividade da mão-de-obra e dos aeroportos.

O Presidente da Comissão Executiva da SGA, Manuel Gomes, afirmou, que “Esta parceria marca o início de uma jornada emocionante e colaborativa entre a Changi Airports International e a Sociedade Gestora de Aeroportos. Estamos a unir forças para elevar os padrões de excelência em operações aeroportuárias e oferecer experiências de viagens excepcionais. Acreditamos firmemente que a colaboração é a chave para impulsionar a inovação e promover o progresso. Ao partilharmos conhecimento, expertise e recursos, estamos certamente a construir um futuro aonde os aeroportos serão mais eficientes, seguros e
sustentáveis”.

Já o Presidente da Comissão Executiva da CAI, Eugene Gan, começou a agradecer à SGA pela parceria, que considerou de inestimável para reforçar o desempenho da sua empresa e dos seus aeroportos.

“Angola é o sétimo maior país em área e o décimo segundo mais populoso de África. Existe um enorme potencial económico e turístico à espera de ser explorado e as melhorias na conectividade aérea e na oferta de aeroportos podem ajudar a concretizar essas possibilidades. Aguardamos com expectativa a oportunidade de trabalhar com a SGA para elevar os padrões dos aeroportos, de modo a facilitar uma maior e melhor circulação de bens e pessoas a nível interno e na região”, disse.

A cerimónia de assinatura teve lugar à margem da Cimeira de Aviação da Changi e do Singapore Airshow 2024, e foi testemunhada pelo Secretário de Estado da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, em representação do Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D`Abreu, e pelo Presidente do Conselho de Administração do Changi Airport Group, Lee Seow Hiang.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *