Connect with us

Economia

Empresa angolana começa a exportar mais de 15 mil quilos de café por mês

Published

on

A empresa angolana VEMS começa a exportar, a partir de Março deste ano, mais de 15 mil quilos de café por mês para países como Espanha, Itália, Suécia, Japão e China.

A VEMS dedica-se ao cultivo, empacotamento e a exportação do café arábica e robusta, duas principais variedades mais consumidas no mercado externo, informa a ANGOP.

A iniciativa resulta de uma parceria estabelecida recentemente entre a empresa angolana e a Câmara de Comércio Angola – Espanha, segundo o director-geral da VEMS, Vladmir Satula.

“As respectivas exportações serão feitas através do fornecimento do café ao grupo empresarial internacional AZ, que faz a distribuição deste produto a grandes superfícies comerciais da Europa”, informou o gestor.

Com um investimento de cerca de mil milhões de dólares, esta empresa produziu perto de cem mil quilos de café, na campanha/2022, o que correspondeu a aproximadamente oito contentores exportáveis.

Contudo, o empresário prevê expandir a sua produção para cerca de um milhão de quilos/ano e atingir outros mercados internacionais neste período.

Vladmir Satula disse ainda que o café angolano desperta o interesse dos consumidores internacionais por ter um sabor único, fazendo a diferença entre outras tipologias, facto que serve de oportunidade para Angola acelerar o processo da diversificação das suas exportações e aumentar a arrecadação de divisas para o país.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *