Sociedade
Emprego aumenta e desemprego recua, indica Inquérito do INE
A taxa de emprego em Angola registou um ligeiro aumento de 0,2 pontos percentuais no segundo trimestre de 2025, fixando-se em 63,3%, face aos 63,2% observados no trimestre anterior.
De acordo com dados divulgados hoje, 15, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego apresentou uma redução de 1,9 pontos percentuais, passando de 29,4% para 28,8% no mesmo período.
As informações resultam do Inquérito ao Emprego em Angola (IEA), uma pesquisa por amostragem aplicada a agregados familiares residentes no país, excluindo-se os que vivem em habitações coletivas como hotéis, hospitais, quartéis militares, residências estudantis ou em situação de sem-abrigo.
O levantamento, de periodicidade trimestral, recolhe dados socioeconómicos de todos os membros do agregado e informações específicas sobre emprego para indivíduos com 15 ou mais anos de idade. No segundo trimestre, foram selecionados 10.944 agregados familiares 6.036 em áreas urbanas e 4.908 em zonas rurais. Destes, 10.918 participaram no inquérito, representando uma taxa de resposta de 99,8%.
O INE informou ainda que, a partir do próximo trimestre, a amostra do IEA será atualizada com base na nova amostra-mãe do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) de 2024. Já no quarto trimestre, está prevista uma revisão metodológica das estatísticas de emprego, com a adoção das resoluções 19.ª a 21.ª da Conferência Internacional das Estatísticas do Trabalho (CIET).