Connect with us

Economia

Empreendedorismo: cooperação entre Angola e Brasil vai abranger 40 mil empresas

Published

on

Uma delegação conjunta do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) chegou esta quinta-feira, 05, ao nosso país, no quadro da cooperação em Angola, do Memorando de Entendimento com o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), com visitas de prospecção às províncias de Luanda, Bengo e Benguela.

A missão da congénere brasileira ao nosso país visa, entre outros objectivos, dar início à elaboração do projecto de cooperação técnica com a parte angolana na área de empreendedorismo.

A chefe de cooperação técnica da Embaixada do Brasil em Luanda, Luana Mello, disse que a vinda da delegação conjunta das duas instituições do seu país, visa a troca de experiências “e compreender melhor a realidade angolana em relação as pequenas e médias empresas”.

Acrescentou também que está em vista um projecto de cooperação, em áreas concretas dentro do sector de apoio as pequenas e médias empresas. O empreendedorismo, que segundo fez saber, “já tem alguns marcos de conversações, acompanhadas pela embaixada”.

O Administrador Executivo do INAPEM, Bráulio Augusto, disse que numa primeira fase o acordo vai abranger 40 mil empresas dos dois países, com acções viradas ao reforço de capacitação, melhoria contínua dos processos das empresas e optimizar o ambiente regulatório para a sua operacionalização.

Entre as vantagens, Bráulio Augusto apontou o facto de haver no grupo de técnicos brasileiros, especialistas em políticas públicas, “que nos vão ajudar a estruturar e a melhorar aquilo que é a nossa intervenção a nivel do ecossistema enquanto ente facilitador”.

Radio Correio Kianda

Colunistas