Lifestyle
Empreendedores angolanos arrebatam prémio internacional de dez mil dólares
O Prémio Anzisha, a principal iniciativa de empreendedorismo jovem em África, anunciou recentemente, os vencedores da edição de 2024 durante a gala anual Entrepreneurship Education in Africa Awards (EEA – Prémios de Educação para o Empreendedorismo em África), realizada em Joanesburgo, África do Sul. Dentre os vencedores, o destaque recai para dois angolanos.
N’zinga António ganhou o prémio de excelência na entrega de sistemas com a sua empresa Confeitaria Gailza – uma pequena pastelaria especializada na venda de bolos e produtos de confeitaria.
Segundo o comunicado ao qual o Correio da Kianda teve acesso, “o prémio reconhece a sua capacidade de melhorar significativamente as suas operações, optimizando o processo de fabrico e garantindo que os seus produtos chegam mais rapidamente aos consumidores”.
Já Ivo Bonfirm, fundador e CEO do centro de visão Óptica Ipris, que fabrica lentes e armações para óculos, ganhou o prémio de receitas.
O Prémio Anzisha, em parceria com a Academia de Liderança Africana e a Fundação Mastercard, identifica e reconhece jovens empreendedores excepcionais que estão a impulsionar a mudança e a ter um impacto positivo nas suas comunidades.
Cada prémio, embora distinto, reconhece a capacidade dos vencedores de transformarem com sucesso os seus negócios. Para além de receberem dez mil dólares cada, os vencedores terão acesso a um pacote de apoio abrangente que inclui coaching, mentoria, formação e oportunidades de networking.
Os outros vencedores foram Mathias Yabe e Sharon Alyorneku, do Gana.
“Estes jovens empreendedores são o futuro do crescimento económico, do desenvolvimento e da criação de emprego em África. A sua dedicação, criatividade e resiliência são verdadeiramente inspiradoras”, disse Dave Tait, Diretor Sénior de Programas de Educação Empreendedora no Prémio Anzisha.
Sobre o Prémio
O Prémio Anzisha é o maior galardão de África para os seus empreendedores mais jovens, com idades entre os 15 e os 22 anos, e distribui anualmente mais de 140.000 dólares em apoio empresarial e prémios monetários a jovens empreendedores de todo o continente. Trata-se de um programa de bolsas de três anos para jovens empreendedores africanos. O programa identifica e equipa os jovens com ferramentas e recursos para gerirem negócios bem sucedidos, celebrando os seus esforços empreendedores. Clique aqui para mais informações.