Connect with us

Destaque

Empreededores em Viana dizem que Projovem está a beneficiar mais filhos de governantes

Published

on

Lançado pelo executivo angolano no principio deste ano, a linha de crédito de apoio ao jovem empreendedor disponibilizado pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) – Projovem, está a beneficiar especialmente pessoas que se dizem empresários, que já têm dinheiro, ou que têm “padrinhos na cozinha” mas não têm histórico de empreendedorismo.

A denúncia é feita por jovens empreendedores no município de Viana, que falam de exigências bancárias absurdas com objectivo de impede-los  de serem beneficiados pela linha de crédito.

O banco BCI principal parceiro do BDA no projecto, está a exigir como garantia, casas e terrenos com direito de superfície. Um documento que a Administração Municipal de Viana nunca  concedeu aos detentores de terrenos ou proprietários de imóveis naquele município.

“Há quase 16 anos que trabalho como empresário em Viana. Todo o mundo me conhece, já empreguei mais de 30 pessoas em vários projectos que beneficiaram várias famílias e jovens com dificuldades. Trabalhei muito para o Partido e sempre contribui para as campanhas do MPLA nas eleições anteriores. Hoje infelizmente, não consigo obter apoio do Ministério da Juventude e Desportos, da JMPLA, do CNJ ou do FAJE para obtenção de um crédito que deverá impulsionar os meus negócios e empregar mais jovens no município de Viana. Confidenciou-nos um empresário local, que solicitou o anonimato.

Diante de várias reclamações, procuramos falar com Benvindo André, o coordenador do Fórum Angolano de Jovens Empreendedores em Viana. O jovem político disse ao Correio da Kianda que até ao momento nenhum empreendedor local foi beneficiado pela linha de financiamento Projovem, embora muitos projectos locais tenham dado entrada no BCI para avaliação.

Benvindo André apela aos empresários  locais a terem paciência, pois acredita que o Executivo vai olhar para os jovens empresários de Viana, e a qualquer momento algum projecto poderá ser aprovado. O empreendedor diz que já tem tudo preparado para apresentar a imprensa o contributo que os empreendedores de Viana têm dado para o fomento do auto-emprego, e do bem estar de muitas famílias naquele município. 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas