Connect with us

Sociedade

Embaixador denuncia envolvimento de angolanos em burlas no Dubai

Published

on

O embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, disse estar triste com os compatriotas angolanos frequentemente citados como estando envolvidos em “práticas pouco abonatória, caminhando para burlas e outras situações inaceitáveis”.

“São frequentes os relatos de histórias que envolvem cidadãos que são defraudados por alguns angolanos residentes nos Emirados Árabes Unidos, envolvidos em práticas pouco abonatórias, caminhando para burlas e outras situações inaceitáveis”, disse.

O embaixador Júlio Maiato, aconselha a fomentar a empatia e valorização do esforço e sacrifício do outro compatriota necessitado de ajuda.

Foi na cerimónia de celebrações dos 49 anos de independência de Angola, realizada na cidade do Dubai, este sábado, que o Embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, manifestou a preocupação, tendo mesmo afirmado que “está triste com o comportamento destes concidadãos”.

O diplomata destacou o pensamento do Presidente da República, João Lourenço, que havia pedido para que se prestasse maior atenção aos problemas da diáspora, em particular a protecção jurídico-consular, que ela seja informada sobre a realidade do país e o seu engajamento nas ocasiões de efemérides da Nação.

“Como angolanos a viver no estrangeiro, estamos longe de casa, mas continuamos profundamente ligados às nossas raízes”, disse o Embaixador, para realçar a importância de se manter comprometidos com os projectos do país e com os nossos ideais de Paz, de Reconciliação Nacional e de Convivência Pacífica e Harmoniosa, mesmo estando geograficamente distantes.

Falando diante da comunidade angolana nos EAU, o Chefe da Missão Diplomática, neste Estado árabe, afirmou que o país, tal como o mundo em geral, enfrenta actualmente grandes desafios, “e é nestes momentos difíceis que se torna crucial consolidar as bases da democracia e promover o desenvolvimento económico e social sustentável”.

Na comunidade, com cerca de 250 angolanos, o embaixador apelou para que se trabalhasse no espírito colaborativo, a fim de ajudar a mobilizar investidores, financiamentos, assim como impulsionar a cooperação e reposicionamento do país a nível de África e no mundo, contribuindo para o seu desenvolvimento, independentemente das diferentes convicções políticas, ideológicas ou religiosas.

“A Nação precisa do contributo de todos. Quanto mais estivermos unidos, mais facilmente conseguiremos alcançar os nossos objectivos, e qualquer resultado positivo alcançado por Angola será benéfico para cada um de nós”.

Ressaltou ainda ser importante elevar, seja em que lugar estiver o angolano, o espírito patriótico e a bravura da angolanidade, a solidariedade e a união entre todos os angolanos.

Durante o evento realizado em conjunto entre a Embaixada de Angola e o Consulado Geral de Angola no Dubai foi promovido um momento cultural com a exibição de tranças africanas e exposição de pintura.

Estiveram nas celebrações da dipanda, além do Cônsul-Geral de Angola no Dubai, Bento André “Morgado”, diplomatas e membros representativos da Associação de Angolanos e Amigos nos Emirados Árabes Unidos e convidados.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD