Connect with us

Economia

Embaixador defende reforço da cooperação económica entre Angola e Filipina

Published

on

O embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na República das Filipinas, Daniel Rosa, defendeu esta quinta-feira, em Manila, capital daquele país, a necessidade do reforço da cooperação entre os dois países, nos domínios económicos e empresarial.

Daniel Rosa falava para uma plateia composta por chefes de Missões Diplomáticas de Timor-Leste, Panamá, Cambodja e Oman, membros da prefeitura da cidade de Makati e da Governadora da Cidade de Makati, Mar-Len Abigail Binay, no quadro das festividades dos 49 anos de Independência Nacional, disse também que ao longo de 49 anos de independência, Angola superou várias etapas desde a conquista da Paz à Unidade Nacional, da Reconstrução à Produção, sendo hoje o maior desafio o do desenvolvimento sustentável.

Para Daniel Rosa referiu que as câmaras de comércio dos dois países são as vias ideiais para o reforço desta cooperação bilateral no domínio económico e empresarial.

A construção do novo aeroporto internacional Dr. António Agostinho Neto, já certificado e em funcionamento, e que prevê trafegar mais de 15 milhões de passageiros por ano; o Corredor do Lobito, maior infra-estrutura ferroviária do país, que interligará as Repúblicas de Angola, RDC e Zâmbia, bem como o projecto turístico da província do Namibe, são, de acordo com o diplomata angolano, exemplos claros de uma Nação rica em recursos naturais e minerais e em desenvolvimento.

Com estas infraestruturas, acrescentou que Angola é, actualmente, um importante “player” na mediação de conflitos em África, sobretudo na Região dos Grandes Lagos, com particular destaque para o conflito entre a RDC e o Ruanda, entre outros.

Destacou por esta razão a atribuição, em Abril de 2023, ao Presidente da República João Lourenço, o título de Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África, devido ao seu engajamento para a pacificação do continente.

O Embaixador de Angola nas Filipinas concluiu dizendo que, actualmente com mais de 90 representações diplomáticas em todo o mundo, Angola assume-se como um parceiro forte da República das Filipinas, com a qual pretende fortalecer ainda mais os laços de cooperação económica, através da Câmara de Comércio e Investimentos Angola-Filipinas, constituída no ano passado.

A efeméride assinalada nesta quinta-feira, dia 14 de Novembro, é uma cortesia do Governo da Cidade de Makati para celebrar as datas de independência dos países que o comemoram neste mês, como são os casos de Angola (11), Timor-Leste (28), Cambodja (09), Panamá (03), Oman (18) e Polónia (11), este último ausente da cerimónia de hoje.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD