Connect with us

Politica

Embaixador de Angola em São Tomé e Príncipe apresentou cartas credenciais

O embaixador de Angola em São Tomé e Príncipe, Joaquim Duarte Pombo, manifestou, ontem, na capital do arquipélago, o desejo do reforço da cooperação entre os dois países, nas áreas da agricultura, empresarial, turismo e comércio.

Published

on

O diplomata falava à imprensa, à saída de uma audiência, no Palácio Presidencial, em São Tomé, após a entrega, ao Presidente Evaristo Carvalho, das cartas que o acreditam como novo embaixador angolano no arquipélago.

Duarte Pombo, que avaliou as relações entre os dois países como normais, “entre dois Estados soberanos”, assegurou que vai a São Tomé para dar continuidade ao “bom trabalho” do seu antecessor, Alfredo Mingas. Destacou, por outro lado, que Angola e São Tomé e Príncipe são dois Estados irmãos. “Mantemos laços, inclusive, de consanguinidade”, disse.

Duarte Pombo recebeu, antes da cerimónia de acreditação, honras militares de uma companhia constituída pelo Exército e Marinha. A seguir, reuniu-se, em privado, por mais de meia hora, com o Presidente Evaristo Carvalho.

Duarte Pombo sucedeu no cargo de embaixador de Angola em São Tomé e Príncipe a Alfredo Mingas “Panda”, que é agora o comandante-geral da Polícia Nacional.

Em Agosto de 2016, o Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, considerou de excelentes as relações entre Angola e São Tomé e Príncipe. Em entrevista ao Jornal de Angola, logo após à sua eleição no cargo, o Chefe de Estado são-tomense prometeu fazer tudo no sentido de reforçar tais relações.

“Temos relações de consanguinidade. Mesmo no período da colonização, São Tomé e Príncipe e Angola sempre foram dois países irmãos. Existem muitos são-tomenses que quando as coisas não estão a correr-lhes muito bem cá, o primeiro pensamento que vem é emigrar para Angola, e vice-versa. Por isso, tenho o dever de consolidar essa relação”, disse Evaristo Carvalho.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *