Connect with us

Mundo

Embaixador da China em Israel encontrado morto em casa

O diplomata Du Wei foi encontrado morto este domingo em Herzliya, Tel Aviv. Polícia está a investigar causa de morte. Um jornal israelita diz que o embaixador terá tido uma paragem cardíaca.

Redação

Published

on

O embaixador da China em Israel, Du Wei, foi encontrado este domingo “sem sinais vitais” no interior do seu apartamento na cidade de Tel Aviv, Israel, noticia a estação Israel National News (Arutz Sheva). Tinha 58 anos.

De acordo com este grupo de media local, não se conhecem ainda as causas da morte. Já o jornal israelita Haaretz refere que a polícia “iniciou uma investigação” à morte do diplomata, ao passo que o diário Yedioth Ahronoth nota que a notícia da morte foi confirmada pelo adjunto do embaixador da China em Israel, Dai Yuming, num “briefing” oficial à comunicação social.

De acordo com a CNN, as autoridades policiais estão na residência utilizada por Du Wei mas ainda não emitiram nenhum comunicado oficial.

Embora também refira que a causa de morte de Du Wei, que exercia o cargo há apenas três meses (desde fevereiro), não seja ainda publicamente conhecida, o diário noticioso Yedioth Ahronoth cita “fontes” (não identificadas) que avançam que o embaixador da China em Israel terá tido uma paragem cardíaca durante a noite e foi encontrado morto na cama.

O diplomata chinês era casado e tinha um filho, mas nenhum dos elementos da sua família está atualmente em Israel, segundo o Yedioth Ahnoroth.

O Israel National News escreve que Du Wei terá feito uma das suas últimas intervenções públicas ao criticar declarações do secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo, esta semana. Pompeo tinha viajado até Israel recentemente para sensibilizar os israelitas a evitar negócios comerciais com a China. Du Wei terá mesmo falado num “vírus político” que aparentemente levava os norte-americanos a ver num baixo investimento chinês em Israel um poder crescente do regime de Xi Jinping no país.

 

C/ Observador

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *