Connect with us

Mundo

Embaixada da Palestina em Angola convoca imprensa para balanço da guerra

Published

on

A Embaixada da Palestina promove esta segunda-feira uma conferência de imprensa para fazer o balanço dos seis meses da guerra contra Israel, resultante do ataque perpetrado por elementos do Hamas, no dia 07 de Outubro de 2023, que terá ceifado milhares de vidas.

O encontro da Embaixada da Palestina com a imprensa, acontece no dia em que as Nações Unidas vai apreciar a solicitação da Palestina para ser membro efectivo da ONU, actualmente a Palestina é apenas membro observador da maior montra política internacional.

Nossa equipa de jornalistas está no local e teremos mais actualizações sobre a conferência ao longo do dia no portal e rádio.

A sessão de admissão da Palestina como novo membro da ONU, prevê a leitura pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, da carta formal apresentada esta semana pela missão diplomática palestiniana.

Em 2011, foi feito um pedido de adesão plena, mas permaneceu pendente porque o Conselho de Segurança não conseguiu chegar a um consenso para uma decisão formal.

Esta semana, 120 Estados-membros das Nações Unidas de um total de 193 – comprometeram-se a apoiar a adesão plena da Palestina à organização.

Os Estados signatários lembram ainda que no mundo já existem 140 países que reconhecem o Estado da Palestina.

De acordo com os regulamentos da ONU, o Conselho de Segurança deve criar um comité, composto por todos os 15 membros, para estudar o pedido de admissão e redigir um relatório.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.