Mundo
Eleições presidenciais no Irão antecipadas para 28 de Junho
Os líderes das três principais autoridades do Irão concordaram em realizar eleições presidenciais antecipadas no dia 28 de Junho, após a morte do presidente Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero no noroeste do país.
Em uma reunião realizada esta segunda-feira, 20, no Gabinete Presidencial, na capital Teerã, o chefe interino do Poder Executivo, Mohamad Mojber, o presidente do Poder Legislativo, Mohamad Baqer Qalibaf, e o chefe do Poder Judiciário, Qolam Hosein Mohseni Ejei, concordaram com a data para as eleições.
Foi também anunciado um cronograma eleitoral: as inscrições dos candidatos serão de 30 de Maio a 3 de Junho, e a campanha eleitoral começará no dia 12 de Junho, com duração de 15 dias.
O helicóptero que transportava Raisi e a sua comitiva caiu na tarde de domingo, enquanto se dirigia para Tabriz, capital do Azerbaijão Oriental, vindo de uma área na fronteira com a República do Azerbaijão, onde o presidente iraniano havia inaugurado um projecto de construção.
Funeral
Teve início hoje a cerimónia de despedida do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, na cidade de Tabriz, no noroeste do Irã.
De acordo com a agência iraniana de notícias (IRNA), milhares de pessoas participam na procissão. A previsão é que o funeral decorra também em outras cidades iranianas.
Depois de Tabriz, os caixões com os corpos das vítimas serão enviados a Teerã para uma oração fúnebre geral na mesquita da capital. Raisi será enterrado em sua cidade natal, Mashhad, no santuário Imam Reza.