Connect with us

Mundo

Eleições presidenciais no Irão antecipadas para 28 de Junho

Published

on

Os líderes das três principais autoridades do Irão concordaram em realizar eleições presidenciais antecipadas no dia 28 de Junho, após a morte do presidente Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero no noroeste do país.

Em uma reunião realizada esta segunda-feira, 20, no Gabinete Presidencial, na capital Teerã, o chefe interino do Poder Executivo, Mohamad Mojber, o presidente do Poder Legislativo, Mohamad Baqer Qalibaf, e o chefe do Poder Judiciário, Qolam Hosein Mohseni Ejei, concordaram com a data para as eleições.

Foi também anunciado um cronograma eleitoral: as inscrições dos candidatos serão de 30 de Maio a 3 de Junho, e a campanha eleitoral começará no dia 12 de Junho, com duração de 15 dias.

O helicóptero que transportava Raisi e a sua comitiva caiu na tarde de domingo, enquanto se dirigia para Tabriz, capital do Azerbaijão Oriental, vindo de uma área na fronteira com a República do Azerbaijão, onde o presidente iraniano havia inaugurado um projecto de construção.

Funeral

Teve início hoje a cerimónia de despedida do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, na cidade de Tabriz, no noroeste do Irã.

De acordo com a agência iraniana de notícias (IRNA), milhares de pessoas participam na procissão. A previsão é que o funeral decorra também em outras cidades iranianas.

Depois de Tabriz, os caixões com os corpos das vítimas serão enviados a Teerã para uma oração fúnebre geral na mesquita da capital. Raisi será enterrado em sua cidade natal, Mashhad, no santuário Imam Reza.