África
Eleições no Senegal: partido no poder alcança maioria no Parlamento
O partido no poder no Senagal, Pastef, é dado como o grande vencedor das eleições legislativas antecipadas deste domingo, 17 de Novembro.
De acordo com as projecções publicadas hoje pela imprensa senegalesa, o Pastef deverá obter ” maioria absoluta” no Parlamento.
As sondagens locais atribuem ao Pastef 119 dos 165 assentos.
As felicitações por estes resultados não se fizeram esperar, a serem protagonizadas pelos dois dos principais líderes da oposição, o presidente da câmara de Dakar, Barthélémy Dias e Amadou Ba, ex-primeiro-ministro.
Apesar do escrutínio ter decorrido sem qualquer incidente, a coligação Takku Wallu Senegal do ex-Presidente Macky Sall, denunciou num comunicado de imprensa uma “fraude massiva organizada pelo Pastef”.
Os órgãos eleitorais têm até amanhã à noite, 19, para publicar os resultados oficiais provisórios a nível departamental, todavia as sondagens apontam para uma provável vitória “esmagadora” do partido no poder.
Este resultado vai permitir ao chefe de Estado e chefe do executivo implementar “o programa político e reformas de transformação do país”.
Participaram do pleito cerca de 7,3 milhões de eleitores para eleger 165 deputados, e decidir se dariam ou não os meios para a dupla Bassirou Diomaye Faye e Ousumane Sonko, cumprir as promessas de melhorar a vida da população.