África

Eleições no Botswana: votação encerra dentro de uma hora

Publicado

em

As assembleias de voto abriram para as eleições nacionais do Botswana, que vão determinar se o Partido Democrático do Botswana, no poder, aumentará os seus 58 anos no leme do país.

Numa altura que o presidente cessante Mokgweetsi Masisi, de 63 anos, busca um segundo e último mandato, na corrida com o seu principal oponente, Duma Boko, do partido Guarda-chuva para a Mudança Democrática.

Segundo o Conselho Eleitoral, mais de um milhão de cidadãos do Botswana exercem hoje o seu direito de voto para escolher o novo Presidente da República.

Mário Gerson, especialista em relações internacionais olhou, esta quarta-feira, sobre quatro candidatos presidenciais no seu habitual espaço “Visão Global”.

Gerson lembrou que Botswana é um dos países que começaram com o processo de descolonização e anúncio das suas independências na década de 1960.

O especialista recordou ainda que o país, que hoje realiza a sua festa da democracia, é um segundo maior exportador de diamantes depois da Rússia.

De acordo com a lei eleitoral do país do sul da África, a votação determinará 61 membros da Assembleia Nacional e 609 conselheiros locais, com o partido que tiver pelo menos 31 assentos no parlamento sendo declarado o vencedor.

As seções eleitorais estão programadas para fechar às 19 horas, 18h em Luanda, após o que a contagem dos votos começará imediatamente, de acordo com os funcionários eleitorais.

Ouça as declarações de Mário Gerson no Jornal da Noite, da Rádio Correio da Kianda, a partir das 19 horas. 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version