Connect with us

Mundo

Eleições na RDC: resultados provisórios dão larga vantagem a Félix Tshisekedi

Published

on

Os primeiros resultados das eleições gerais na República Democrática do Congo começaram a ser afixados, esta tarde, nas Assembleias de voto, com o candidato à reeleição, Félix Tshisekedi, em larga vantagem em todas as mesas apuradas.

Esta tarde, os oficiais da Comissão Nacional Eleitoral Independente divulgaram os resultados da votação presidencial.

As duas Assembleias do “Institut de la Gombe” publicaram primeiro os resultados da votação e logo a seguir, as listas com a expressão da vontade dos eleitores para as legislativas, presidenciais e conselhos municipais.

Aproximadamente 20 mesas de voto estão nas duas Assembleias, situadas no centro político e financeiro de Kinshasa. Foi lá onde Martin Fayulu, líder da oposição, exerceu o seu direito de voto. Os resultados apurados em todas as mesas dão larga vantagem ao presidente Félix Tshisekedi, candidato à reeleição.

No entanto, é prematuro fazer qualquer vaticínio, uma vez que as leituras podem ser totalmente diferentes noutros pontos do país, sobretudo no Alto Katanga, zona de grande influência do candidato Moïse Katumbi. Outrossim, nas Assembleias que iniciaram a votação mais tarde, pode-se retardar a contagem dos votos.

Entretanto nas ruas, os apoiantes de FATCHI (Félix Antoine Tshisekedi) já tocam as trombetas da vitória, apesar de ser prematuro.

Acompanhe a cobertura completa das eleições na RDC, na Rádio Correio da Kianda, em 103.7 FM para Luanda, e no portal www.correiokianda.info.

Por Queirós Chilúvia, directo da República Democrática do Congo 

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.