Connect with us

Mundo

Eleições na RDC: Registados mais de 500 partidos políticos

Published

on

Quinhentos 99 partidos políticos estão registados para concorrer nas eleições presidenciais previstas para 23 de Dezembro, na República Democrática do Congo (RDC), após da extinção da maioria destes por irregularidades constatadas, noticiou a Prensa Latina.

A lista foi publicada no passado dia 11 do mês em curso, no Diário oficial, mas conhecida somente horas depois, pois deveria antes ser revisada por peritos, antes de ser assinada pelo Primeiro-Ministro e titular da pasta do Interior e Segurança Henri Mova Sakanyi.

Por outro lado, essa lista não encontra eco favorável dentro do Conselho Nacional de Seguimento dos Acordos de São Silvestre (CNSA).

Durante uma sessão plenária, o presidente do CNSA, Joseph Olenghankoy, considerou que a lista entregue ao ministério do Interior e Segurança, e publicada no Diário oficial, contém várias incoerências e contradições.

Para Olenghankoy, a lista contém muitas surpresas, com particular destaque para o caso da União para a Democracia e o Progresso Social (UDPS, o maior partido da oposição), que aparece com suas quatro correntes.

Com isso, deverá contar com a UDPS/Tshisekedi, UDPS/Kibassa e UDPS/Renovada de Valentin Mubake.

O ministério do Interior alega que esta fórmula foi ditada pela preocupação de não afectar nenhuma dessas correntes do partido, para que todos tenham direito à palavra.

O curioso é que parece que a UDPS/Tshisekedi e a UDPS/Tshibala reivindicam uma mesma insígnia e uma mesma direcção.

Entretanto, o presidente Kabila anunciou que o candidato da coligação Maioria Presidencial sairá do consenso entre as distintas organizações membros, incluindo opositoras.

Kabila não deu pistas sobre o seu delfim, o que aviva os rumores nas redes sociais de que quere apresentar-se para um terceiro mandato, o qual o proibe à Constituição.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *