Connect with us

Mundo

Eleições na RDC agendadas para o próximo dia 20 de Dezembro

Published

on

As eleições na República Democrática do Congo serão realizadas no próximo dia 20 de Dezembro, confirmou esta terça-feira, 07, a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

“Estamos determinados a realizar as eleições dentro do prazo constitucional”, disse, o vice-relator da CENI.

Paul Mohindo Mulemberi confirmou, igualmente, “que está tudo pronto para que a CENI disponha de material eleitoral em todas as assembleias de voto”.

Ao todo, mais de 349 mil agentes eleitorais estão em formação com vista a assegurar a realização das eleições em Dezembro, que segundo o Tribunal Constitucional local, terá 26 candidatos na disputa. Dentre eles, o actual presidente, Félix Tshisekedi, no poder desde Janeiro de 2019, concorre ao segundo mandato.

As presidenciais na RDC bem como a escalada dos conflitos no Leste daquele país levaram os Chefes de Estado e de Governo da SADC a realizarem uma Cimeira Extraordinária em Luanda, no passado sábado, que conferiu mandato ao Presidente em Exercício da Comunidade regional, João Lourenço, para, “coadjuvado pela Troika do Órgão, intensificar os esforços diplomáticos entre a RDC e o Ruanda com vista à consecução de uma paz duradoura” naquele país.

SADC incumbe João Lourenço de continuar a aproximar Kinshasa e Kigali