Connect with us

Mundo

Eleições na África do Sul: ANC vai na frente com mais de 500 mil votos

Published

on

DA, partido de maioria branca mantém a performance de segunda maior força política, e já soma 343.394 votos, representando 64,89% abaixo dos votos confiados ao partido governante.

O Congresso Nacional Africano (ANC), que enfrenta a mais difícil corrida eleitoral desde o advento da democracia na África do Sul há 30 anos, já vai na frente de seus concorrentes, de acordo com os dados preliminares tornados públicos esta manhã pela Comissão Nacional Eleitoral local.

Ao todo, o partido de Cyril Ramaphosa conta com um total de 566,2 mil votos.
A Aliança Democrática (DA), de maioria branca, liderada por John Henry Steenhuisen, mantém a performance de segunda maior força política, e soma 343,3 mil votos do total de boletins escrutinados, representando assim uma diferença percentual de 64,89% com o seu arqui-rival.
A seguir a estes seguem-se o EFF, com 112,6 mil votos; o MK, com 134,6 mil; o PAPAI, que captou até agora 74,3 mil; o VF MAIS, com 33,6 mil; FIP com 31,1 mil votos; bem como o AÇÕESA com 12,8 mil, e a ACDP com 10,6 mil votos escrutinados, e CCC com 8,7 mil.

A comissão eleitoral tem sete dias para declarar os resultados completos, mas espera-se que isso ocorra mais rapidamente. O novo parlamento deve se reunir dentro de 14 dias após a divulgação dos resultados finais, iniciando assim um período de intensas negociações para formar um novo governo, caso o ANC perca a sua maioria.

José Gama fala sobre as sétimas eleições na África do Sul. A entrevista na íntegra

Colunistas