Connect with us

Politica

Eleições autárquicas: CNE vai intensificar programa de formação de quadros

Published

on

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) decidiu, nesta quarta-feira, intensificar o programa de formação de quadros das estruturas provinciais e municipais, no âmbito da preparação das eleições autárquicas, previstas para 2020.

A informação foi prestada pelo porta-voz deste órgão, Lucas Quilundo, no final de uma reunião que discutiu a adopção de mecanismos para corresponder aos desafios do processo autárquico.

Deu a conhecer que a reunião, orientada pelo presidente da CNE, André da Silva Neto, avaliou a possibilidade de renovação de uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a formação de membros da instituição aos vários níveis, extensivos aos cidadãos e à sociedade civil.

Lucas Quilundo informou ter sido igualmente feita uma abordagem sobre o plano de logística das eleições autárquicas, que deverá ser adoptado em função do número de eleitores a serem registados e em consonância com a legislação que for aprovada.

Referiu-se a necessidade de a instituição reforçar a supervisão do processo de actualização do registo eleitoral, de acordo com a inclusão dos cidadãos que venham a atingir a idade eleitoral.

Compete à CNE organizar, executar, coordenar e conduzir os processos eleitorais, elaborar a sua proposta de orçamento e remetê-la ao Executivo, promover o esclarecimento objectivo dos cidadãos, dos candidatos, dos partidos políticos e das coligações de partidos políticos, acerca das operações eleitorais; publicar os resultados das eleições gerais e dos referendos.

 

C/ Angop