Politica
Eleições 2022: MPLA analisa directiva sobre selecção de candidatos a Deputados
Dirigentes e quadros do MPLA analisam hoje, sexta-feira, durante a I Reunião Metodológica Nacional sobre a Organização do Trabalho do Partido, a Directiva Executiva sobre a selecção de Candidatos a Deputados do MPLA à Assembleia Nacional para as eleições gerais de 2022.
A directiva que será apreciada durante a reunião a ser orientada pelo Secretario-geral do MPLA Paulo Pombolo, em representação do presidente do partido, João Lourenço, visa estabelecer o perfil dos candidatos a Deputado à Assembleia Nacional, definir regras da renovação e continuidade, bem como estabelecer o princípio da paridade do gênero e da representatividade da Juventude nas lista.
Fonte do Correio da Kianda, avança que a directiva fixa a quota de 55 por cento para a renovação e 45 por cento para a continuidade, seleccionados entre os Deputados efectivos da IV legislatura da Assembleia Nacional, que deverão ser sujeitos à avaliação de desempenho.
A fonte que temos vindo a citar, Avança que, quanto a paridade, deve se observar 50 por cento de mulher, enquanto que para a Juventude foi reservada a quota de 35 por cento, com idades que vão dos 20 aos 45 anos de idade.
Recorde-se que, nas últimas eleições gerais, realizadas em 2017, o MPLA obteve 61,08 por cento do total do votos, à frente da UNITA (26,68%), CASA-CE (9,45%), PRS (1,35%), FNLA (0,93%) e APN (0,51%). Com estes resultados, o partido vencedor ocupou 150 assentos na Assembleia Nacional, a UNITA 51, CASA-CE 16, PRS dois e a FNLA um, enquanto a APN não conseguiu eleger qualquer deputado.
Maurício Borges
08/03/2022 em 5:02 pm
A correria nos corredores do Kremlin vai ser idêntica ao período da lista para o Comité Central (693).
Só que, no Parlamento não existem tantas cadeiras assim. Logo, vai ser uma luta de famílias e conterrâneos onde muitos terão nos kimbandas o recurso dos recursos.