Destaque
Eleições 2017: Resultados eleitorais definitivos são hoje conhecidos
A Comissão Nacional Eleitoral já contabilizou os votos sobre os quais a oposição do MPLA reclamou, referentes às eleições gerais de 23 de Agosto. Os resultados definitivos das eleições devem ser anunciados até esta quarta-feira, 6 de Setembro.
Na província do Uige, dos 720 boletins reclamados, o CNE deliberou que 57 são votos válidos distribuídos da seguinte foram: 29 para o MPLA, oito para FNLA, cinco para APN, três para CASA-CE, sete para a Unita e cinco para o PRS. Os outros 663 foram considerados nulos.
Quanto aos votos da província do Huambo, foram reclamados 225 boletins de voto, dos quais 42 são válidos, sendo distribuídos um para a FNLA, um para o CASA-CE, dois para a UNITA, 37 para o MPLA e cinco para o PRS. Os restantes 179 foram considerados nulos
Sobre o boletim de voto que um dos partidos da oposição afirmou ser falso, o CNE concluiu que o mesmo continha todos os elementos válidos, afirmando ainda que este organismo se sente profundamente indignado “pela natureza leviana das acusações difamatórias desprovidas de pendor da verdade” que foram apresentadas no comunicado feito pelos partidos que fazem oposição ao MPLA, avança a Agência Angola Press.
Os primeiros resultados, provisórios, destas eleições apontavam para uma vitória de João Lourenço, um general do MPLA e um discípulo de José Eduardo dos Santos que alegadamente se afastou do poder para abrir espaço para novas lideranças. No entanto, vários opositores ao regime acreditam que o afastamento se dê por problemas de saúde.