Connect with us

Mundo

Eleição de Donald Trump divide opiniões de Chefes de Estado

Published

on

O Governo iraniano declarou-se indiferente à vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas.

A porta-voz do governo, Fatemeh Mohajerani, afirmou que a eleição do Presidente dos Estados Unidos da América não tem qualquer ligação clara com o Irão, tendo considerado as políticas gerais dos dois países como fixas.

Durante uma conferência de imprensa, a porta-voz referiu ainda que as previsões necessárias foram planeadas com antecedência, e que não haverá mudanças no nível de vida das pessoas e que para o seu país não importa muito quem se torne Presidente dos Estados Unidos da América.

As relações entre o Irão e os Estados Unidos, tem sido tensa nas últimas décadas, e atingiram o seu pior nível após o início da guerra entre Israel, cujo principal aliado é Washington, e o Hamas e o Hezbollah, dois grupos islamitas apoiados pelo Irão.

Já o ministro da Presidência de Portugal considerou hoje que os Estados Unidos continuarão a ser um parceiro preferencial deste país, e indicou que o Governo está a acompanhar a “mudança de ciclo” que resultou da eleição presidencial.

Sobre a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de terça-feira, Leitão Amaro salientou a “importância desta aliança e desta relação preferencial com os Estados Unidos e a importância desta relação transatlântica”.

Por intermédio de uma mensagem na rede social X, o presidente brasileiro, congratulou-se hoje com Donald Trump pela vitória nas eleições que o colocam de novo na Presidente dos Estados Unidos.

“O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, acrescentou Luiz Inácio Lula da Silva na sua mesma mensagem.

Da Palestina, a reação pela eleição de Donald Trump, veio do chefe de Estado da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmoud Abbas, que se mostrou hoje confiante que Presidente norte-americano eleito, venha apoiar as “aspirações legítimas” dos palestinianos.

O presidente Turco, Recep Tayyip Erdogan, acredita felicitou hoje o candidato republicano, Donald Trump, pela sua vitória nas eleições presidenciais dos EUA, e garantiu estar confiante que o seu “amigo” contribuirá para travar guerras em Gaza e na Ucrânia.

Yoon Suk-yeol, Presidente Sul Coreano, disse que espera trabalhar mais estreitamente com os Estados Unidos no futuro.

Referiu ainda que aguarda com expectativa a continuação da estreita cooperação no futuro com o novo “inclino” da Casa Branca.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD