Connect with us

Opinião

Eleição com um só candidato

Published

on

As eleições no MPLA foram um sucesso. O sexto congresso extraordinário foi em todo um sucesso, e mais uma vez deu mostras da grandeza da instituição MPLA, que apesar das insuficiências, tem conseguido se posicionar como uma verdadeira fonte de exemplo para o continente que infelizmente não aprende com a história e portanto, precisa.

Do sexto congresso sai um JLO com super poderes, mas também um MPLA com contornos de mudanças, desde o encontro com a história, a ressalva dos afinal já quatro presidentes antecessores de JLO, até a novidade de ter uma mulher na vice presidência.

De todos os muitos exemplos advindos do sexto congresso, a nomeação de JLO não é certamente um deles. É que para um partido que vai mostrando (pelos muitos feitos), estar a frente dos demais em África, sendo mesmo referência para os demais grupos políticos (e não por coincidência), nomear o líder em vez de eleger é pouco. Tão pouco que chega a estar mesmo aquém do nível em que o partido quer alcançar e se tenta posicionar.

A questão da raiz ideológica pode servir de justificação para tal facto, mas não tem força suficiente se juntarmos a esta análise o facto de o MPLA hoje ser um partido com as configurações mais típicas dos partidos modernos (pigliatuti/catch all) -basta ver pela forma de recrutamento dos militantes-, que portanto tem as bases ideológicas com menos peso naquilo que é a vida /funcionamento do partido.

Tem portanto, o MPLA, de se desfazer de algumas reservas (algumas infundadas) se quiser efectivamente ser um farol na moderna política africana.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (24)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (22)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania