Sociedade
Elefantes voltam a devastar campos agrícolas no Cuanza Norte
Uma manada de elefantes voltou aos campos agrícolas do município da Cerca, na província do Cuanza Norte, onde está a devastar as culturas produzidas pelos camponeses.
As manadas estão a destruir todo o cultivo que encontram pelo caminho, com destaque para mandioca, banana e milho, havendo também, relatos de populares que falam de morte de cidadãos que são atacados pelos animais.
A situação está a causar fome da população na região, principalmente nas localidades da Bela Alta e Zenga Mukumbi. Por esta razão, os camponeses pedem intervenção urgente das autoridades para travar os elefantes.
Entretanto, o chefe de departamento provincial do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Cuanza Norte, Simão Jorge, aconselha as populações a montar colmeias nas suas áreas de cultivo, para afugentar os elefantes, numa altura em que o governo estuda mecanismos pars travar os animais.
Por sua vez, o Director Geral do Instituto Nacional de Biodiversidade e áreas de conservação, Miguel Xavier, considera chocante o conflito entre o homem e o animal pelo habitat.
Miguel Xavier disse que o fenômeno demonstra o regresso dos animais ao seu habitat abandonado no período do conflito armado, que Angola viveu até 2002.