Connect with us

Mundo

Egito reabre espaço aéreo ao Qatar após quatro anos de sanções

Published

on

O Egito reabriu o seu espaço aéreo ao Qatar, levantando uma proibição imposta desde 2017, quando o Cairo cortou relações com Doha, anunciou ontem o responsável pela autoridade egípcia de aviação civil.

“A Autoridade de Aviação Civil egípcia aprovou os pedidos apresentados pelas autoridades do Qatar para permitir que os aviões do Qatar cruzem o espaço aéreo egípcio a partir da manhã de [ontem]”, disse Ashraf Noer.

“Com esta decisão, a EgyptAir e a Qatar Airways podem retomar o tráfego aéreo”, acrescentou.

Em Junho de 2017, a Arábia Saudita e os seus aliados – Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito – romperam relações com o Qatar, acusando-o de ser muito próximo do Irão e de apoiar a Irmandade Muçulmana, classificada como uma “organização terrorista” pelo Cairo e pelos países do Golfo.

O Qatar negou sempre apoiar “grupos terroristas”, mas os quatro países impuseram sanções ao país, incluindo o encerramento do seu espaço aéreo, impedindo assim qualquer voo directo.

A reconciliação foi alcançada na semana passada numa cimeira do Conselho de Cooperação do Golfo em que os quatro países assinaram uma declaração com o Qatar.

A disputa dos últimos quatro anos abalou o “clube” Conselho de Cooperação do Golfo e perturbou a política externa dos Estados Unidos na região, incluindo os seus esforços para isolar o Irão.

A Arábia Saudita está a tentar unificar os países árabes antes da tomada de posse do próximo presidente norte-americano, Joe Biden, que deverá assumir uma posição mais firme em relação à Arábia Saudita.

Por Lusa

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (14)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (88)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD