Desporto
Egipto manifesta à CAF interesse em acolher a CAN 2028
O Egipto manifestou oficialmente à Confederação Africana de Futebol (CAF) o interesse em ser o país anfitrião da edição 2028 do Campeonato Africano das Nações (CAN), reforçando a ambição de voltar a receber a maior competição africana de selecções.
A candidatura surge num contexto em que o futebol egípcio, liderado dentro das quatro linhas por estrelas como Mohamed Salah, procura reafirmar o seu peso histórico no continente, sustentado por uma vasta experiência organizativa e por infra-estruturas desportivas já testadas em grandes eventos internacionais.
Caso venha a ser confirmado, o Egipto poderá voltar a acolher a prova depois de já ter organizado o CAN em várias ocasiões, a última das quais em 2019. A CAF deverá anunciar nos próximos tempos o calendário e os critérios formais para a apresentação das candidaturas, antes da decisão final sobre o país anfitrião da edição de 2028.
A manifestação de interesse do Egipto antecipa uma disputa competitiva pela organização do torneio, numa altura em que vários países africanos procuram utilizar o CAN como plataforma de afirmação desportiva e projecção internacional.