Mundo
“Egipto continua a desempenhar um papel importante para cessar-fogo entre Israel e Hamas”
O Egipto continua a desempenhar um papel importante para um cessar-fogo entre Israel e o Hamas sobre guerra na Faixa de Gaza.
O comentário foi de Mário Gerson, especialista em relações internacionais, na sua habitual rubrica “Visão Global”. Mário comentava a visita do presidente egípcio a Turquia – país que critica duramente a incursão israelita em Gaza.
Os dois países – Egipto e Turquia – concordaram em continuar a trabalhar até que se alcance a paz na região numa altura em que decorre o processo de vacinação de crianças contra poliomielite.
As negociações decorreram durante a visita do presidente do Egipto a Turquia. Uma visita que acontece 12 anos depois. Para Mário Gerson, as relações bilaterais entre os dois países foram reforçadas.
Hoje, a Amnistia Internacional (AI) defendeu que as forças israelitas devem ser investigadas por crimes de guerra, devido à “expansão significativa” da ‘zona tampão’ entre Israel e a Faixa de Gaza que “destruiu terrenos agrícolas e edifícios civis”.
Uma nova investigação da AI concluiu que a campanha das Forças Armadas de Israel (IDF) para “expandir significativamente uma ‘zona tampão’ ao longo do perímetro oriental da Faixa de Gaza ocupada deve ser investigada como crime de guerra de destruição gratuita e de punição coletiva’.
O actual conflito em Gaza foi desencadeado com um ataque sem precedentes do movimento islamita palestiniano Hamas em 07 de outubro a Israel, onde deixou cerca de 1.200 mortos e levou perto de 250 reféns.