Sociedade
Educação trabalha em projecto para implantação das Línguas Nacionais no Ensino Primário
O anúncio foi feito esta quarta-feira, 26, pela Ministra da Educação, Luísa Grilo, durante o Colóquio Internacional sobre Metodologia para o Tratamento de Línguas Agrafas, que decorre em Luanda.
O ensaio piloto para inserção das línguas nacionais no ensino primário público começa já no próximo ano lectivo, e as línguas que serão inseridas são o Kimbundu, Kigongo, Tchokwe, Nganguela.
“Se as coisas correrem como está programado, o próximo ano lectivo, vamos começar com um piloto, nós não queremos começar e depois parar, porque já fizemos uma experiência no início de 2008 e 2010, fizemos o primeiro piloto com apoio da África do Sul, mas não tivemos o cuidado suficiente para preparamos os matérias”, disse.
Luísa Grilo disse também que a comissão envolvida já trabalha na preparação dos manuais escolares de línguas nacionais.
“Temos já um conjunto de alguns contos que estamos a recolher a nível de todas as províncias, com a apoio das autoridades locais, temos outras que estão a ser criados por professores que gostam de escrever nas nossas línguas, e acreditamos que se tudo correr como está programado, em setembro deste ano começaremos a usar as nossas línguas no ensino”, frisou.