Connect with us

Sociedade

Educação: candidatos do primeiro ciclo ficam com vagas do ensino primário

Published

on

Os candidatos que concorrem para as vagas de professor do primeiro ciclo e que obtiveram notas positivas na prova do concurso público, realizado em Novembro último, vão preencher as vagas no ensino primário, de cujos candidatos não conseguiram obter notas positivas. A informação consta de um comunicado divulgado esta terça-feira pelo Ministério da Educação.

No comunicado, dirigido aos gabinetes provinciais, o Ministério da Educação explica que nos casos em que se observarem “exiguidade de candidatos com positivas no ensino primário, as vagas transitam para os candidatos com positivas no I ciclo e lecionarem nas respectivas disciplinas das suas especialidades”.

O mesmo se deve observar por municípios, pois “por inexistência de candidatos com positivas num município, para a cobertura das vagas as mesmas serão cobertas pelos candidatos de outro município”.

O Ministério observa ainda que naquelas disciplinas para as quais não se observarem candidatos com notas positivas na prova, as vagas serão preenchidas com os candidatos de outras disciplinas, desde que tenham obtido notas positivas na prova.

Num outro comunicado, a que o Correio da Kianda teve acesso, o Ministério refere ainda que o anúncio da lista final dos apurados do concurso público, fica adiado para o dia 5 de Janeiro de 2024, ao contrário de 22 de Dezembro de 2023, conforme o calendário, de 15 de Setembro de 2023.