Conecte-se agora

Politica

Edifício do BNA Menongue aguarda inauguração há mais de dois anos

Vasco da Gama

Publicados

on

[object object] - WhatsApp Image 2019 04 05 at 10 - Edifício do BNA Menongue aguarda inauguração há mais de dois anos

Situado no centro de Menongue, cidade capital da Província, as instalações que aparentam um formato moderno começam, agora, a deteriorar-se.

O edifício central do Banco Nacional de Angola no Kuando Kubango (grafia propositada), construído de raiz com o dinheiro público, nos anos de 2014, 2015 e finais de 2016 junto ao Gabinete Provincial de Apoio dos Deputados a Assembleia Nacional, Menongue, continua com as portas encerradas, aguardando, dizem os populares desta cidade capital, por inauguração.

Com uma estrutura moderna que obedece o padrão geral do BNA, foi construído e acabado até finais de 2016, tendo sido já marcadas datas para a sua inauguração, o que não ocorreu, apurou a reportagem do Correio da Kianda.

Para muitos habitantes desta cidade o estado actual da infraestrutura já preocupa porquanto com o decorrer do tempo as instalações vão apresentando problemas por falta de uso e manutenção. Isto mesmo disse um jovem motoqueiro que não revelando a sua identidade afirmou-se apreensivo.

“É das coisas que ninguém entende, meu kota. Estou aqui há mais de dois anos e quando cheguei encontrei esta estrutura pronta e com esta vedação. De Lá para cá ninguém diz nada e continua fechada” referiu com sorriso nos lábios!

O Correio da Kianda sabe de outras fontes que sobre o assunto não se conhecem informações adicionais ressaltando apenas que tal facto estará a ocorrer supostamente pelo facto de Walter Filipe, que tinha em agenda a inauguração do mesmo ter sido exonerado pelo Presidente da República, João Lourenço e o actual elenco do BNA, em Luanda não ter nenhum projecto para com a sua representação, no Menongue, mesmo depois de o actual Governador ter visitado a Província em 2013 com promessas, na altura de vir a inaugurar o edifício logo após a conclusão das obras.

No intento de podermos ouvir alguém ligado ao BNA, localmente, este jornal deparou-se com muitas dificuldades consubstanciadas no facto de não se conhecer localmente alguém do BNA e em segundo lugar estarmos a viver um fim de semana prolongado, fruto do quatro de Abril, dia da paz e reconciliação nacional o que, desde logo, provocou a saída de mutos responsáveis governamentais para outros pontos do País, essencialmente para a capital do País, Luanda.

Refira-se que o projecto de reabilitação do edifício da delegação do BNA, Menongue, Kuando Kubango teve o seu início em 2014 com o lançamento de um concurso público, por parte do BNA, a 1 de Fevereiro de 2014, através de um edital e previa que as obras seriam realizadas no prazo de 24 meses, portanto, dois anos.

Recorde-se que o Banco Nacional de Angola foi criado a 10 de Novembro de 1976, no fundo, um ano depois da proclamação da Independência Nacional, em 1975, sucedendo o Banco de Angola e a ele compete assegurar a preservação do valor da moeda nacional e participar na definição das políticas monetárias, cambial e de crédito, a gestão do sistema de pagamento e administração do meio circulante no âmbito da política económica do País.

 

 

 

 

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (14)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (247)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (12)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (13)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (16)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (61)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (7)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação