Connect with us

Politica

Edifício do BNA Menongue aguarda inauguração há mais de dois anos

Published

on

Situado no centro de Menongue, cidade capital da Província, as instalações que aparentam um formato moderno começam, agora, a deteriorar-se.

O edifício central do Banco Nacional de Angola no Kuando Kubango (grafia propositada), construído de raiz com o dinheiro público, nos anos de 2014, 2015 e finais de 2016 junto ao Gabinete Provincial de Apoio dos Deputados a Assembleia Nacional, Menongue, continua com as portas encerradas, aguardando, dizem os populares desta cidade capital, por inauguração.

Com uma estrutura moderna que obedece o padrão geral do BNA, foi construído e acabado até finais de 2016, tendo sido já marcadas datas para a sua inauguração, o que não ocorreu, apurou a reportagem do Correio da Kianda.

Para muitos habitantes desta cidade o estado actual da infraestrutura já preocupa porquanto com o decorrer do tempo as instalações vão apresentando problemas por falta de uso e manutenção. Isto mesmo disse um jovem motoqueiro que não revelando a sua identidade afirmou-se apreensivo.

“É das coisas que ninguém entende, meu kota. Estou aqui há mais de dois anos e quando cheguei encontrei esta estrutura pronta e com esta vedação. De Lá para cá ninguém diz nada e continua fechada” referiu com sorriso nos lábios!

O Correio da Kianda sabe de outras fontes que sobre o assunto não se conhecem informações adicionais ressaltando apenas que tal facto estará a ocorrer supostamente pelo facto de Walter Filipe, que tinha em agenda a inauguração do mesmo ter sido exonerado pelo Presidente da República, João Lourenço e o actual elenco do BNA, em Luanda não ter nenhum projecto para com a sua representação, no Menongue, mesmo depois de o actual Governador ter visitado a Província em 2013 com promessas, na altura de vir a inaugurar o edifício logo após a conclusão das obras.

No intento de podermos ouvir alguém ligado ao BNA, localmente, este jornal deparou-se com muitas dificuldades consubstanciadas no facto de não se conhecer localmente alguém do BNA e em segundo lugar estarmos a viver um fim de semana prolongado, fruto do quatro de Abril, dia da paz e reconciliação nacional o que, desde logo, provocou a saída de mutos responsáveis governamentais para outros pontos do País, essencialmente para a capital do País, Luanda.

Refira-se que o projecto de reabilitação do edifício da delegação do BNA, Menongue, Kuando Kubango teve o seu início em 2014 com o lançamento de um concurso público, por parte do BNA, a 1 de Fevereiro de 2014, através de um edital e previa que as obras seriam realizadas no prazo de 24 meses, portanto, dois anos.

Recorde-se que o Banco Nacional de Angola foi criado a 10 de Novembro de 1976, no fundo, um ano depois da proclamação da Independência Nacional, em 1975, sucedendo o Banco de Angola e a ele compete assegurar a preservação do valor da moeda nacional e participar na definição das políticas monetárias, cambial e de crédito, a gestão do sistema de pagamento e administração do meio circulante no âmbito da política económica do País.