Reportagem
Edição de Luanda supera com “os melhores números de participantes” na cimeira EUA-África
O administrador executivo da Agência de Investimento e promoção das Exportações (AIPEX), Jerónimo Pongolola, disse na noite deste sábado, 21, que a 17a. edição da Cimeira Estados Unidos-África, que arranca este domingo em Luanda, supera, em número de participantes, as de outros países.
Jerónimo Pongolola, que falava em mais um ponto de situação, como porta voz do evento que reúne a classe empresarial do continente africano e dos Estados Unidos, começou por dizer que em termos de condições preparatórias como de infraestruturas e segurança estão já em 95, depois de, na sexta-feira ter-se iniciado o processo de credenciamento dos delegados ao evento.
Até a noite deste sábado 21, de acordo com o responsável, estavam já confirmados mais de 1.700 delegados de diversos países, número que supera a edição de 2024.
“São os melhores números que essa cimeira já verificou até a presente data. A última cimeira teve cerca de 2.200 participantes, nós aqui em Angola, estamos com cerca de 2.700 participantes já inscritos. Ainda temos uma lista de espera considerável, de cerca de 400 participantes”, disse.
O porta voz da Cimeira sublinhou, no entanto, que a lista de participantes à cimeira é composta por chefes de Estados, ministros, responsáveis de empresas multinacionais, bem como classe empresarial de diversos países. “O sector privado vai estar representado por um número aproximado de 202 participantes. O sector privado americano, estamos a falar de cerca de 73 participantes. Seguidamente temos o sector privado angolano, que é com uma enorme satisfação que anunciamos cerca de 490 participantes, e depois, membros do governo americano 63 e membros dos governos africanos, com cerca de 38 participantes”, detalhou.
No que ao número de expositores diz respeito, o administrador executivo da AIPEX referiu que estão confirmados 55 empresas, entre nacionais e internacionais que estão apoiar a cimeira.