Mundo

Economista mauritano eleito presidente do Banco Africano de Desenvolvimento

Publicado

em

O Economista mauritano, Sidi Ould Tah, que actuou como ministro das Finanças do seu país, foi eleito presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, durante uma votação nesta quinta-feira, na reunião anual da instituição, em Abidjan, na Costa do Marfim.

Ele substitui o economista nigeriano, Akinwumi Adesina, que deixará o cargo em Setembro deste ano, após completar o máximo de dois mandatos de cinco anos.

“Sidi Tah traz mais de 35 anos de experiência em finanças africanas e internacionais. Ele actuou como presidente do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico na África (BADEA) por 10 anos a partir de 2015, onde liderou uma transformação completa que quadruplicou o balanço do banco, garantiu uma classificação AAA e o posicionou entre os bancos de desenvolvimento com melhor classificação focados na África”, afirmou o banco em um comunicado à imprensa na quinta-feira.

No total, cinco candidatos, nomeadamente, Amadou Hott (Senegal), Samuel Maimbo (Zâmbia), Mahamat Abbas Tolli (Chade) e Bajabulile Swazi Tshabalala (África do Sul), e o eleito, Sidi Ould Tah, disputaram o cargo mais alto do BDA.

O candidato vencedor deve obter pelo menos 50,01% dos votos.

1 Comentário

  1. Pingback: Economista mauritano eleito presidente do Banco Africano de Desenvolvimento - falabwe

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version