Politica
Economista critica ausência de empresários na visita a República Checa
O Presidente da República disse nesta quarta-feira, em Praga, que o potencial do desenvolvimento das relações entre Angola e a República Checa é bastante grande, mas razões de várias ordens impediram a sua total exploração, tendo defendido a inversão da situação para tirar o máximo proveito.
João Lourenço, que falava durante um jantar de gala oferecido pelo seu homólogo checo, Petr Pavel, por ocasião da visita oficial que efectua à República Checa, disse ter encontrado grande abertura e um interesse recíproco no sentido do desenvolvimento dos laços de amizade e cooperação, para o benefício de ambos os países.
Entretanto, o economista José Macuva entende que a falta de empresários na comitiva do Presidente João Lourenço representa que as relações têm mais carácter político e menos económico.
O economista disse, por outro lado, que “as relações são benéficas quando há elementos economicamente atractivos”.
A República Checa é um país da Europa Central, tendo como capital a cidade de Praga, principal destino turístico do país, com uma população estimada em 10,7 milhões de pessoas.
O país adoptou a economia de mercado centrada no comércio e na indústria e baseada no comércio internacional e na indústria automobilística.