Economia
Economista considera o IVA como um imposto justo e vantajoso
Á menos de vinte e quatro horas da entrada em vigor do imposto sobre o valor acrescentado no sistema tributário Angolano, a (1) de Outubro, o economista José Matuta Cuato, em entrevista ao Correio da Kianda, “ trocando em miúdos” esclarece, que o Imposto sobre o valor acrescentado, é dos impostos mais justos, vantajoso, e que poderá trazer benefícios ao estado.
Segundo os argumentos do economista, considera o IVA como um imposto justo, por ser um imposto diferente do consumo, e esclarece , que este último, originava a dupla tributação.
“ A diferença entre o Iva e o imposto de consumo, é que o Iva, é um imposto que inside sobre o valor acrescentado, ou seja o Iva acrescenta um valor adicional em cada etapa de processo de venda. Por exemplo o imposto que nós tínhamos anteriormente e que o Iva vai substituir, é um imposto de consumo, que nós chamávamos injusto. Esclarece!
Apesar de estar a criar apreensões em grande parte as populações, por ter subjacente uma comunicação pouco perceptível, mesmo por parte dos órgãos de comunicação social, o economista explica , e enumera alguns benefícios do Iva.
“ Vou dar um exemplo: Eu se faço uma compra de mil kwanzas, eu tenho um iva de 14 %, então tenho um Iva de 140 kuanzas, mas ao estado eu não pago 140 kwanzas, ao estado eu tenho de subtrair, o Iva que me foi deduzido na altura da compra, por isso é que chama-se sobre o valor acrescentado, logo por isso é que se diz que o Iva é um imposto justo. Explicou!
Kamaty
30/09/2019 em 4:41 pm
Grande espertalhão, falou mas não disse nada.
Economistas são umas das piores espécies que pairam em África.
São os ponta de lança do capitalismo ocidental…!
Aconselham, ensinam, obrigam-nos a seguir o modelo do qual tem um dito diploma e ganha o seu sustento.
São uns NULOS quando o Africano clama por uma busca de um modelo económico LÓGICO, ADAPTADO, E COMPATÍVEL com a forma de vida do Africano em África.
O mesmo vai para os ditos Advogados e Médicos..tudo crocodilos que só se importam com o seu bolso e status…gosto pela profissão, capacidade de criar no seu ambiente, usar o conhecimento atual para seguir nosso caminho próprio…nada…