Economia
Economista alerta para subida dos preços devido reajuste salarial
O economista José Lumbo disse esta segunda-feira, 10, que os 25% fruto do reajuste salarial na função pública, servem para devolver o poder de compra das famílias angolanas, apesar de não ser na sua plenitude, pelo que aplaude a medida embora que tardia, porque visa conceder um certo bem-estar às pessoas.
O especialista alerta agora, para que o Executivo preste maior atenção no capítulo da produção, no sentido de o país ter capacidade suficiente para responder positivamente a procura para que não venha a verificar uma subida dos preços dos principais produtos da cesta básica.
Quanto aos funcionários reformados e de empresas públicas que não foram abrangidos pelo reajuste salarial, o economista diz estar alinhada ao princípio da racionalidade que rege as economias do mundo e que Angola não foge à regra, pelo que defende uma maior atenção as despesas correntes e projectar uma saída do circulo e poder fazer poupanças.
A reacção do economista José Lumbo surge na sequência do anúncio do reajuste salarial de 25% na função pública anunciada na sexta-feira, pelo Director Nacional do Trabalho António Estotes.