Connect with us

Economia

Economista alerta para perigos do consumismo na quadra festiva

Published

on

O economista Manuel Macuva alerta as famílias para o consumo exagerado de bens e serviços, verificado no período da quadra festiva.

Manuel Macuva considera importante desconstruir o conceito de consumismo associado ao mês de Dezembro, que tem levado muitas famílias a passarem por períodos de carência em Janeiro do ano seguinte.

Para o especialista, a instabilidade económica que se vive em Angola torna ainda mais urgente a necessidade de criar o hábito de poupança no seio familiar.

“Uma das coisas que devemos saber é que a quadra festiva faz com que muitas pessoas adoptem a política do consumismo. As famílias que não têm cuidado acabam por comprar tantas coisas e, às vezes, até produtos que não usarão no futuro. Este tem sido um dos grandes problemas. As pessoas devem ter a capacidade de planear”, afirmou.

Com o objectivo de reduzir despesas desnecessárias, principalmente na véspera do Natal e do Ano Novo, o economista defende que sejam abraçadas algumas estratégias de gestão financeira.

“As famílias devem adoptar três princípios básicos na quadra festiva. Primeiro, pesquisar os preços antes de fazer as compras e optar sempre pelos preços mais baixos; segundo, comprar apenas o necessário, lembrando que o ano não termina em Dezembro e que as dificuldades de Janeiro são o resultado daquilo que desorganizamos em Dezembro e o terceiro e último, criar políticas de reciclagem. Isto é muito importante para as famílias”, considerou Manuel Macuva.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD