Economia
Economia Nacional acelera e cresce ao mesmo ritmo de África em 2018
A economia nacional vai conseguir acompanhar o crescimento económico previsto para o continente africano no próximo ano, de acordo com a última previsão do banco Standard Chartered.
A economia angolana vai conseguir acompanhar o crescimento económico de 4% previsto para o continente africano no próximo ano, mas este ano cresce apenas 2%, de acordo com a última previsão do banco Standard Chartered.
Segundo o gabinete de estudos do banco, Angola deverá registar uma taxa de crescimento económico de 2% este ano, bastante baixa para os padrões históricos, mas conseguirá duplicar o crescimento para chegar a 4% no próximo ano.
As previsões divulgadas pela agência de informação financeira Bloomberg mostram uma revisão em alta da expetativa de expansão da economia africana em 0,9 pontos este ano e 1,2 pontos no próximo, o que fará com que o continente cresça 3,1% este ano e 4,1% em 2018.
De acordo com os números do Fundo Monetário Internacional, Angola registou um crescimento de 3% em 2015, tendo estagnado no ano passado, mas este ano já deverá recuperar para os 1,5%.
A nível mundial, os economistas do Standard Chartered antecipam um crescimento de 3,6% este ano e de 3,7% em 2018, o que representa uma revisão em alta de 0,7 pontos face à anterior previsão.