Connect with us

Opinião

Economia Criativa e Empreendedorismo em Angola

Published

on

No mundo de hoje, a criatividade tornou-se um aspecto importante dos negócios e do empreendedorismo. A economia criativa refere-se às actividades económicas que se baseiam na criação, produção e distribuição de bens e serviços que estão enraizados na criatividade cultural, artística ou intelectual. Indústrias criativas como a moda, o design, a música, o cinema e os jogos têm registado um crescimento significativo nos últimos anos, levando a uma nova era de desenvolvimento económico.

O empreendedorismo, por outro lado, refere-se ao processo de criar ou iniciar um novo negócio para obter lucro. Os empresários são indivíduos que têm uma paixão pela inovação, assumindo riscos, e criando algo novo. Estas características são cruciais para o crescimento e desenvolvimento da economia, uma vez que são responsáveis por gerar novas ideias e implementá-las num determinado mercado.

A economia criativa é também altamente adaptável à mudança, o que permite aos empreendedores experimentar os seus modelos e estratégias de negócio em resposta à evolução das exigências do mercado. Além disso, desempenha um papel central na promoção da inovação e da competitividade noutros sectores da economia. Muitas empresas fora das indústrias criativas confiam nos produtos e serviços desenvolvidos pelos empreendedores criativos para melhorar as suas próprias ofertas e permanecer competitivas no mercado.

Se analisarmos especificamente a indústria cinematográfica e audiovisual apenas em África, existe um potencial para a criação de 20 milhões de empregos e uma receita anual superior a 20 biliões de dólares americanos, de acordo com a UNESCO. Todavia, os números actuais não ultrapassam os 5 milhões de empregos e 5 bilhões de dólares.

A MultiChoice Angola, alinhada com a MultiChoice Africa, a principal empresa de entretenimento em África, tem vindo a investir fortemente na produção conteúdos locais em Angola, o que tem tido um impacto significativo na indústria criativa do país.

O conteúdo local refere-se ao conteúdo que é criado e produzido por artistas, cineastas, e produtores locais. É um aspecto importante da indústria criativa, uma vez que proporciona uma plataforma para os talentos locais mostrarem as suas capacidades e contarem as suas histórias. O investimento da Multichoice Angola em conteúdos locais permitiu à empresa fornecer conteúdos diversos e relevantes aos seus subscritores, ao mesmo tempo que apoia o crescimento e desenvolvimento da indústria criativa local, dando voz às estórias de angolanos para Angolanos.

Uma das formas como a Multichoice Angola tem investido em conteúdos locais é através da criação da iniciativa MultiChoice Talent Factory (MTF). A MTF é uma iniciativa pan-africana que visa desenvolver a próxima geração de cineastas africanos, proporcionando-lhes as competências e conhecimentos necessários para terem sucesso na indústria. A iniciativa inclui um programa de formação de 12 meses que inclui workshops, masterclasses, e experiência prática em vários aspectos da produção cinematográfica e televisiva. Desde o seu lançamento em Angola em 2018, a MTF formou 6 jovens cineastas angolanos e proporcionou Masterclasses a mais de 200 estudantes e profissionais da indústria audiovisual.

Com o lançamento do Kwenda Magic, um canal Mnet destinado a Angola, em 2022, a MultiChoice Angola tem vindo a promover o crescimento da indústria criativa local, fornecendo apoio financeiro e técnico aos criadores de conteúdos locais, com a chancela de qualidade da MNet. 

Este canal materializa a missão da MultiChoice de enriquecer vidas, investindo no desenvolvimento de talentos, criando empregos, fornecendo financiamento para produções locais e apoiando festivais locais, como Unitel Angola Move, e eventos que promovem a indústria criativa.

No primeiro aniversário do canal, a produção de duas telenovelas 100% Made In Angola, O Rio e Mahinga e duas séries, Guest House e Njila, criou mais de 300 empregos, entre directos e indirectos,  e permitiu a profissionais de diferentes indústrias desenvolverem as suas capacidades empreendedoras e fortalecerem os seus negócios seja na área da alimentação, electricidade, manutenção ou transportes.

Acredito que o investimento gradual, mas sustentável da MultiChoice Angola no conteúdo local é um passo significativo para o crescimento e desenvolvimento da indústria criativa em Angola. O compromisso da empresa em apoiar os talentos locais e fornecer conteúdos diversos não só beneficia a economia, uma vez que estes empreendedores entram na economia formal, criando empregos e contribuem para o aumento da base tributária, como também enriquece a paisagem cultural de Angola, levando os nossos hábitos e costumes além-fronteiras. 

Artigo escrito por:

Estefânia de Sousa

Directora p/ os Assuntos Corporativos da MultiChoice Angola